Oferta de Portes para Portugal Continental - Em compras superiores a 50€.

5 dicas para reduzir o excesso de picante na comida

2022-04-29

5 dicas para reduzir o excesso de picante na comida

Se costuma usar e abusar do picante, mas tem aquela pessoa na família que não suporta o sabor forte do picante, tome nota das cinco dicas que lhe trazemos para reduzir o excesso de picante na comida!
 

1: Utilizar produtos lácteos para evitar a ardência da boca

Quando o picante está presente em excesso na sua receita, a primeira dica é acrescentar produtos lácteos à mesma, como por exemplo: leite, leite de coco, queijo, iogurte ou mesmo manteiga, dependendo da combinação com os restantes ingredientes da receita. A gordura que está presente nos lacticínios, tem a capacidade de neutralizar rapidamente o sabor da ardência do picante, tornando-o subtil e harmonioso.

2: Acrescentar frutos secos

Se o prato estiver demasiado picante, outra recomendação para corrigir a intensidade dos sabores é acrescentar frutos secos à receita, como por exemplo: amendoim, amêndoas, nozes, avelãs, tahini (pasta de sésamo), entre outros. A gordura proveniente dos frutos secos é excelente para neutralizar o sabor forte do picante, fazendo com que fique equilibrado.

3: Adicionar vegetais ricos em amido e açúcares

Existe uma grande variedade de vegetais e, sobretudo, hortaliças que contêm uma grande quantidade de amido e açúcares. Estas são uma boa opção para reduzir o efeito do picante nas receitas. As hortaliças absorvem o sabor do picante e, com a existência do açúcar, o tempero é equilibrado e o sabor torna-se mais tolerável.
Alguns exemplos de hortaliças que são utilizadas para diminuir o sabor apimentado são as batatas, as cenouras, batata-doce, etc. A melhor forma de utilizar estes ingredientes é adicioná-los ensopados à receita, para isso, corte as hortaliças em pedaços pequenos e deixe que cozinhem dentro do molho do picante durante 15 minutos.

4: Adicionar mais caldo à sua receita

Se a sua receita é feita à base de caldo, uma boa opção para tirar o excesso de picante é adicionar 1 ou 2 chávenas a mais desse mesmo caldo. Quanto mais caldo adicionar à receita, mais suave ficará o sabor da pimenta.
Mas, e se a receita ficar demasiado líquida?
Caso a sua receita fique demasiado líquida, a solução é retirar algumas chávenas do caldo líquido já temperado e substituí-lo por um caldo base.  Quando a espessura da sua receita estiver no ponto, certifique-se que o sabor do sal e da pimenta não foi alterado.

5: Contraste de sabores - utilização de cítricos

Esta dica dirige-se especialmente para os molhos vinagretes e temperos de saladas. Os alimentos ácidos são capazes de dominar os sabores apimentados. Desta forma, a junção de cítricos, como por exemplo o limão, laranja, ameixa ou kiwi, pode ajudar a regularizar o picante, tornando o sabor mais harmonioso.
 

De qualquer forma, a dica mais fácil a seguir é ter cuidado com as quantidades de picante que põe na comida, tendo sempre em atenção os gostos pessoais de quem vai comer a refeição.

Fique a par de todas as nossas novidades e dicas! Subscreva newsletter abaixo:

VOLTAR

Newsletter

Pretendo ser informado(a) por e-mail das vossas novidades

* Campo obrigatório

Cunho Português

No Cunho Português encontra a melhor seleção de produtos exclusivamente portugueses. Tenha o melhor de Portugal à sua mesa sem sair de casa!