Oferta de Portes para Portugal Continental - Em compras superiores a 50€.
2021-10-29
A Região de Aveiro, que pertence à Região do Centro de Portugal, é constituída por onze municípios (Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos). Cada um deles com as suas características diferenciadoras, mas em comum, uma paisagem unicamente incrível, rodeados dos braços da Ria de Aveiro, que trazem à região uma grande importância devido à atração turística e aos recursos naturais com panoramas atrativos. Todos estes atributos fazem com que a qualidade de vida em Aveiro seja superior.
Ovar
Começando a Norte, o concelho de Ovar, com uma paisagem natural de ria, mar e floresta, destaca-se pela área de influência regional mais abrangente, conhecida também por “cidade-museu do Azulejo”, devido às fachadas das casas que existem no centro da cidade. Entre os monumentos mais importantes, estão a Igreja Matriz e as Capelas dos Passos de Ovar, o Palácio da Justiça, o Chafariz de Neptuno, o Café Progresso, o Museu Júlio Dinis, o Museu de Arte Sacra da Ordem Franciscana Secular e o Museu de Ovar. Todos eles guardam história por diversos motivos, seja pela arte, pelo Carnaval, pela literatura ou pela religião.
A gastronomia é marcada pelo tradicional pão-de-ló de Ovar, pela caldeirada de enguias e pelos rojões.
Murtosa
Continuando no litoral, a Murtosa, um concelho assinalado, também, pela ria e pelo mar. Conta com belas praias, como o areal da Torreira, o famoso parque de campismo e a arte xávega (pesca artesanal).
A sua gastronomia contém os pratos típicos de enguias de escabeche, a caldeirada de enguias ou de peixe e os rojões, para quem for amante de carne.
Em relação ao artesanato, há as tradicionais esteiras de buinho, as cangas pintadas, as miniaturas de barcos ou os trabalhos em junco seco.
Aveiro
Aveiro é a cidade principal da Região. Tem várias tradições associadas à religião, como a romaria de São Gonçalinho, as procissões do Senhor dos Passos e de Ramos e a mais famosa, no feriado municipal, a procissão de Santa Joana. O património também tem algumas referências como os Museus de Santa Joana, da Arte Nova e o da Cidade, a Igreja das Carmelitas, a Capela de São Gonçalinho, a Praça do Peixe, a Sé Catedral de Aveiro, o Campus Universitário, o Parque Infante Dom Pedro, o Jardim do Rossio, o Cais da Fonte Nova e outros locais que valem a pena visitar.
É difícil visitar Aveiro em apenas um dia com a imensa quantidade de atividades que é possível fazer. Por exemplo, há passeios de bicicleta e de moliceiro, é possível fazer a observação de pássaros, a Reserva das Dunas de São Jacinto é um santuário de fauna e flora (com a presença de uma comunidade de flamingos) e as salinas aveirenses também são um lugar importante a visitar.
A cidade é, fortemente, banhada pela Ria, que tem uma grande importância ecológica, pois é habitada por muitas espécies de aves, peixes (alguns migratórios) e plantas.
A gastronomia já é conhecida por muitos, começando pelos típicos ovos moles, um doce de excelência, e a doçaria típica, como as raivas, os alemães e as regueifas. Os petiscos tradicionais são o berbigão, a ameijoa, a ostra, o percebe, o mexilhão, a enguia, a raia de pitau, o robalo, e, no que diz respeito aos pratos, muitos deles são caldeiradas, enguias fritas com molho de escabeche, arroz de tamboril, cataplanas de peixe e marisco. A carne mais conhecida é a marinhoa, pois trata-se de um alimento muito macio e suculento, mais usado em grelhados, como o naco, a costeleta e o entrecosto.
Ílhavo
Outro município do litoral é Ílhavo, com uma longa tradição nos trabalhos de barro e cerâmica pela Fábrica da Vista Alegre, que inclui a Capela de Nossa Senhora da Penha de França. A praia da Barra é presenteada pelo farol mais alto da Península Ibérica e a praia da Costa Nova, conhecida pelas suas casinhas coloridas.
Os pratos típicos são os de peixe, tendo destaque o bacalhau e a caldeirada de enguias. São também muito apreciados as famosas padas e o folar de Vale de Ílhavo.
As tradições artesanais ficam pelas artes de navegar, hoje consagradas no Museu Marítimo de Ílhavo, com a coleção de instrumentos náuticos e miniaturas de embarcações de antigamente, a pesca do bacalhau nos mares do Norte, conhecida por “faina maior”, e as fainas agro-marítimas da Ria.
Vagos
Vagos é outro local onde se pratica a arte xávega (pesca artesanal), na praia da Vagueira. A praia do Areão, os parques de merendas, o parque de campismo, o parque aquático e a Ria são pontos turísticos a descobrir. A juntar ao seu património, também há para explorar a Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia, o Santuário da Nossa Senhora de Vagos, as Azenhas do Rio Boco e os moinhos de vento de São Romão.
A gastronomia é dividida pela carne e o peixe, estando entre os favoritos, o leitão da Bairrada e a caldeirada de enguias.
No artesanato são de referência os trabalhos de cestaria, cerâmica, esteiras e miniaturas de moinhos.
VOLTAR
Pretendo ser informado(a) por e-mail das vossas novidades
Cunho Português
No Cunho Português encontra a melhor seleção de produtos exclusivamente portugueses. Tenha o melhor de Portugal à sua mesa sem sair de casa!
Links Úteis